Pintomeira

Pintomeira nasce em Deocriste, Viana do Castelo (1946). Pintomeira é um artista plástico e ensaísta. 

Em 1965, desiste da Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), hoje Faculdade de Arquitetura (FAUP), e da sua formação nessa área, optando por uma carreira nas Artes Plásticas (Pintura). 

Entre 1967 e 1972, encontra-se em Lisboa e convive com os artistas Mário Cezariny, Cruzeiro Seixas e Raul Perez, os escritores Luiz Pacheco e Natália Correia e outros do movimento surrealista português. 

Em fins de 1972, parte para Paris. Após uma curta permanência na capital francesa, muda-se para Amesterdão, capital dos Países Baixos, onde fixa residência durante os próximos 27 anos. 

Entre 1977 e 1980, Pintomeira frequenta o Instituto CREA Amsterdam (Cultureel Studentencentrum van de Universiteit van Amsterdam), onde estuda Pintura. Em 1999, deixa Amesterdão e regressa a Portugal, dando continuidade ao seu trabalho criativo. 

A sua obra abarca 18 temas diferenciados, em múltiplas técnicas e disciplinas, e encontra-se publicada em diversos catálogos e livros. Como ensaísta, Pintomeira tem escritos publicados e relacionados com a sua área de atividade e, ainda, os livros A Arte no Período Entreguerras 1918-1939, Um Mundo Capitulado e Lisboa – Cidade de Tragédias.

 
 
Próximo
Próximo

Luís Gil Torga